quarta-feira, 18 de julho de 2007

Uma viagem ao passado...


Este sábado fui a uma bela cidade, chamada Óbidos, que já por si nos faz embarcar no mundo dos sonhos e regressar ao passado... As suas belas muralhas e as casas caiadas de branco com contraste do azul ou amarelo, protegem quem lá entra e o céu tem uma cor especial...



Mas como seria esta cidade, rodeada de pedras, nos tempos passados? Quando ainda não existiam os carros a motor e se utilizavam os cavalos, os burros e os pés para as deslocações do dia a dia? Quando não existiam as lojas de moda e a comida não era servida em restaurantes luxuosos?



Foi para responder a algumas destas perguntas que a cidade acolheu a feira medieval... Aconselho a todos... Se já gostam de Óbidos como eu gosto, vão ficar encantados com a magia que esta feira traz à cidade.

Todas as personagens estão trajadas a rigor, os cavalos, as carroças, existem barraquinhas com tudo...

Havia damas da corte, artesões, cavaleiros, dançarinas, bruxas, mendigos e até um leproso, cuja caracterização estava simplesmente fantástica.







Tinhamos a bancada da bruxa, com remédios para todos os males, leitura da sina na palma da mão, artesões a trabalhar madeira e aço...






e perdida num recanto onde se praticavam alguns jogos tradicionais da época, uma banca árabe, com um chá delicioso e ainda se podia levar o copo... Tomei o chá com a minha amiga Lina (apanhei um pequeno escaldão, levem protector solar) e lembrei-me da minha querida Ana, que está tão longe... Dos chás que tomávamos juntas e das conversas a um ritmo alucinante, que por vezes nem necessitam de palavras...




Música e muita animação e claro que não podia faltar a comida. Tascas, com os barris de vinho e os caldeirões de ferro com três pernas... (Não me deixaram roubar um :( )




Fica a beleza desta feira, caracterizada nas fotografias que te deixo, mas o cheiro, a vibração e a alegria só serão sentidas por quem lá for... Acreditem que vale a pena, 4 euros por pessoa (se forem trajados à época não pagam) é um preço justo para se voltar a sentir o gosto do passado...

1 comentário:

Luísa disse...

Eu estou longe, mas sempre por perto. Quando sentires o vento e te cheirar a mar é porque estou mesmo ao teu lado.
Sinto a falta do teu riso e das nossas conversas, dos nossos momentos e dos olhares.
Fazes-me falta...
Love you!