terça-feira, 13 de novembro de 2007

Leituras

Quem me viu e quem me vê.
Lembro-me como se fosse hoje, daquele livro aos losangos vermelhos e brancos intitulado "O fantasminha", que a minha mãe me deu quando era pequenina... Supostamente para me incentivar a ler, mas não resultou.
Durante anos, apenas lia as revistas do Tio Patinhas... a BD era do best, fácil de ler e com muitos bonecos... eu não queria saber das letras para nada.
Uns anos mais tarde, no meu oitavo ano, a minha professora de Matemática escolheu de prepósito para mim, como prémio das Olimpíadas de Matemática, um livro intitulado "A rosa do Profeta", que na altura não li... lá está, as letras eram o meu pânico...
No meu 11º ano, o meu professor de filosofia, agora um grande amigo, disse-me para ler o Sidartha... Também não o li, só li o resumo para o teste... mas por grande insistência da parte dele, lá acabei por ler o livro e hoje pertence ao grupo dos meus favoritos.
No 12º fui apresentada à paixão da minha vida, Fernando Pessoa. Segundo a minha irmã, se o homem fosse vivo, eu ia tentar ficar com ele (lol)... Adorei a escrita dele e começei a ler...
Seguiu-se Vergílio Ferreira, Umberto Eco... e hoje, quando dou por mim sem um livro para ler, sinto-me de alguma forma incompleta.
Posso não ter tempo para nada, mas preciso da boa companhia de um livro... aproveito para ler no metro, nas minhas visitas a jardins, nos meus passeios solitários...
Para mim ler é mais do que observar as palavras que se encontram nas páginas brancas, é embarcar por mundos perdidos, pelo sonho de alguém... é viajar sem sair do sítio... é vislumbrar sítios e sentir pessoas, aromas, terras, de uma forma única...
Quem diria que uma professora de matemática também podia gostar de letras....

1 comentário:

Pejapes disse...

1- Considere o seguinte excerto: "Segundo a minha irmã, se o homem (Fernando Pessoa) fosse vivo, eu ia tentar ficar com ele (lol)..."

1.1-Responda de forma completa às seguintes questões:

a) A autora atravez deste excerto dirige-se a que Fernando Pessoa?
a.1)Ao felizardo Alvaro de Campos?
a.2)Ao vagabundo Ricardo Reis?
a.3)Ou ao convencido e saudável Alberto Caeiro?

1.2-Porque haveria a autora de desejar ficar com um vagabundo embriagado e maluco?