sábado, 20 de outubro de 2007

Deixar para trás...

Chegamos a determinadas alturas na nossa vida que precisamos de tomar decisões importantes sobre o rumo desta... É como se estivessemos num cruzamento e com um carro a businar atrás de nós, um mapa na mão e uma bússula na outra, tivessemos que escolher bem e depressa o caminho a seguir...

Pois bem, esses cruzamentos já preenchem grande parte do caminho que deixei para trás no mapa da minha vida e todos os dias encontro mais uns quantos... Alguns apenas com duas escolhas, outros com mais.

Devo confessar que também já fiz algumas inversões de marcha, mas não foram muito bem sucedidas... Preferi depois disso abastecer na bomba mais próxima e voltar ao caminho inicial.

Sou uma pessoa de objectivos bem definidos no que diz respeito a trabalho. Afinal não é todos os dias que se ouve uma menina dizer na primeira classe "Quero ser professora de Matemática"...

E por norma, se me proponho a qualquer coisa, consigo concretiza-la, posso dizer que sou afinal uma mulher de sorte, porque devo ter o mapa certo ;) (e as mulheres é que não sabem ler mapas lol)

Mas houve alturas em que tive que desistir de grandes paixões... Lembro-me por exemplo do sonho da música, algo que tive que desistir porque não tinhamos dinheiro para comprar um saxofone... Ou então quando tive que desistir dos trampolins, porque torci um pé de tal forma que fui dama de honor, no casamento de uma grande amiga, com duas amigas canadianas, uma do lado direito outra do lado esquerdo... Quando desisti do sonho de pertencer ao exército e tirar a especialidade de artilharia, porque à dez anos atrás entrei para a faculdade e agora que era a minha última chance, comecei a dar aulas...

Mas a vida é mesmo assim, feita de escolhas... e é com essas escolhas que aprendemos a construir a escada que nos leva à sabedoria... que nos fazem ser pessoas mais fortes e mais independentes...

Sei que um dia também vou ter que deixar para trás as minhas unhas de cores estranhas, as minhas mini-saias, os tops semi-transparentes, deixando assim de ser "uma miúda de 18 anos" e passando a "comportar-me como uma mulher", citando as palavras de um amigo meu...

Mas ainda não estou preparada para deixar de ser quem sou, deixar de me entregar por inteiro, de me mostrar como sou, verdadeiramente... Não consigo ser como a maioria que se rege pelas leis de uma sociedade que tipifica o ser humano e condena todos aqueles que são verdadeiros...

Preciso de me sentir livre como um pássaro... preciso de me expressar, de dizer o que sinto, seja com um sorriso, seja com uma canção, seja dançando no meio da rua... Não querendo por isso dizer que sou maluca, apenas quer dizer que estou viva...

Quero poder sentir a chuva e sorrir por a sentir... quero passear pelos jardins e cheirar o aroma da terra molhada, da relva acabada de cortar, o perfume das flores...

Quero poder amar tudo o que me rodeia, pois já me fechei para o outro amor... e quando este aparece, eu fujo... Prefiro viver sozinha, do que mal acompanhada, como diz o ditado... (espero que não seja é para sempre ;) ) Tenho é pena que algumas pessoas não compreendam este lado de mim e me queiram ver ser acompanhada...

Se me perguntarem se acredito no principe encantado, direi que sim... sou uma apaixonada por histórias de encantar e serei uma eterna romântica... Mas esta parte de mim fica trancada num jardim, cujas chaves dos portões se perderam no tempo, como um mecanismo de autodefesa...

Fora isso, encaro-me como uma mulher forte, independente, criativa, empreendedora, verdadeira, sincera, corajosa, com vontade de vencer por si própria (não passando por cima dos outros), apaixonada pela vida, tentando viver cada momento como se fosse o último (nunca se sabe quando se morre), teimosa, de ideias fixas e segundo o meu pai "Tio Patinhas"...

O que deixei para trás não me traz mágua, apenas guardo as boas recordações, porque perdoei o mal que me fizeram para seguir em frente e espero que também me tenham perdoado todos aqueles que eu maguei...

2 comentários:

Pejapes disse...

Olá, começo agora por mandar beijinhos à minha professora favorita porque se mandar no final pode tirar o espirito e a energia que depositei nela.
A mim, a vida ainda não passou de uma palavra de 4letras, e espero que não passe. E daquele tipo de coisas que alguns adultos desejam...
Não saber o que é a vida e nao conhecer os seus problemas.
Ainda hoje estive a falar com o colega meu e cheguei a duas excelentes conclusões:
1ª-"A vida só é uma porcaria porque nós a conhecemos"(pode parecer simples, mas pensando bem nesta frase e aplicando-a a certos momentos da nossa vida pode tornar-se bastante orientadora)
2ª-"A vida torna-se uma excelente merda se pensarmos duas vezes no próximo passo"(utilizar a intuição é algo de sábio, se pensas duas vezes e dás um passo errado é ser idiota, se utilizas a intuição e dás o mesmo passo a culpa continua a ser tua, mas ao menos confiaste em ti!)

Hélder disse...

Olá,

Gostei bastante do texto, reflecte em muito aquilo que penso. É pena ser muito difícil encontrar pessoas "autênticas", que tenham a coragem de ser eles próprios na vida, em vez de embarcar na corrente.

Vou ler o resto, beijinho.