sábado, 20 de outubro de 2007

Amor ou Consequência

Entrar no Quarteto, para mim, é sempre um regresso ao passado... Ver aquele átrio, sentir aqueles cheiros caracteristicos, faz-me imaginar que o filme na tela irá aparecer a preto e branco... 4 salas, as cadeiras forradas a veludo vermelho gasto do tempo, o sinal sonóro a avisar o início da sessão... Tudo isto torna este espaço único e verdadeiro. Dá-lhe um toque pessoal e faz com que fique gravado no tempo a impressão única de todos os que por lá passaram... As lágrimas que escorreram pelos olhos que brilhavam à luz do ecram, os risos que ecoaram pelas salas e inundaram de felicidade os corações daqueles que partilharam um pouco de si, com os restantes elementos da sala, naquele momento... A magia do cinema passa também pelo espaço que nos envolve, quando as imagens nos inundam o cérebro...

Desta vez o filme escolhido foi Amor ou Consequência... Um filme em que o francês lhe dá um toque perfeito...

Este filme fez-me recordar aqueles jogos que em crianças partilhamos... e que depois achamos demasiado ridículos para serem jogados... Os jogos das descobertas, da partilha... Jogos que apenas acontecem em recantos das escolas ou em sotãos, longe dos olhares indiscretos dos adultos, onde temos liberdade para explorar sem sermos condenados...

Porque será que quando somos adultos temos tanto medo destes jogos? Será que temos medo que a sociedade nos condene ou temos medo que nos descubram?


SINOPSE

Entras no jogo?

"...inquestionavelmente original..."-Manuel Menano, JORNAL DE NOTÍCIAS

Sophie de 8 anos é a rapariga com que todos gozam. Julien é o rapaz que chega em seu socorro. Juntos eles inventam um jogo perverso de "Verdade ou Consequência" para manterem as suas almas vivas. O seu jogo torna-se num magnífico vício mútuo. Torna-os mais próximos, mas despedaça os seus corações à medida que passam da adolescência à idade adulta. Estarão eles dispostos a admitir o amor que sentem um pelo outro ou será que não conseguem acabar com o jogo?
Amor ou Consequência é "uma comédia romântica atrevida" (Karen Durbin, ELLE). "Yann Samuell tem aqui um belo hino ao amor, com um coração que bate, que bate, que bate..." (Patrick Fabre, STUDIO MAGAZINE.

REALIZADOR

Yann Samuell

INTÉRPRETES
Guillaume Canet, Marion Cotillard, Thibault Verhaeghe, Joséphine Lebas-Joly, Gérard Watkins, Emmanuelle Grönvold, Laëtizia Venezia, Gilles Lellouche, Elodie Navarre, Julia Faure, Frédéric Geerts, Robert Willar, Nathalie Nattier.

Sem comentários: