quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que custa ser feliz...

Todos temos pedras no caminho, e segundo Fernado Pessoa, deveríamos construir castelos... Bem sei que não seriam todos belos, mas seriam nossos... não é a morte que nos faz viver intensamente, não é o sonho que nos permite alcançar aquilo que pensávamos ser inatingível...
Dizem-nos para não guardarmos para amanhã o que podemos fazer hoje, António Variações, dizem-nos também que devemos ter uma noção clara da realidade de cada um, não julgarmos os outros pela nossa realidade, Platão, existem inúmeras pessoas que nos ensinam como viver, mas nós teimamos em sofrer e não viver apenas... usufruir das coisas boas da vida e ver o lado positivo da vida.
A minha avó dizia que não custa viver, custa é saber viver... só lhe dei razão uns anos mais tarde, quando me deparei com o fundo do poço e quis ver novamente a luz... quando achei que para se ser feliz não era preciso sofrer nem abdicar de quem eu era, da minha essência.
E hoje o que faço? Bem... por vezes fujo da felicidade, outras vezes abraço-a com toda a força que tenho...
Todos temos teorias de como viver e como viver bem, eu tenho as minhas claro... mas considero que não existe uma melhor que a outra, porque também não há pessoas melhores do que as outras. Há pessoas mais compatíveis com a nossa maneira de ser, há pessoas mais abertas às opiniões dos outros, há pessoas que acordam sempre bem dispostas... mas ninguém é melhor que ninguém apenas diferente. É nessa diferença que o mundo ganha a sua beleza, a multi diversidade seja ela a que nível for faz-nos um povo mais evoluído porque cada um trabalha numa área diferente... Cultiva um pouco do jardim a que podemos chamar sociedade...

Se bem que neste momento este jardim esteja em crise, eu penso que todos juntos podemos mudá-lo para melhor, trocando as armas pelo diálogo, mas aquele diálogo onde as partes se ouvem realmente, senão passamos ao monólogo que pouco efeito tem...
Trocando o "não tenho dinheiro para nada" por uns passeios grátis, existem tantos sítios para ver, exposições gratuitas e concertos a custo zero, basta procurar... Para nos divertirmos não precisamos de dinheiro, senão coitados dos nosso avós ou bisavós, que pouco tinham monetariamente, mas nunca deixaram de sorrir por causa disso... improvisavam, juntavam os amigos, faziam a festa em casa, lembro-me bem como era alegre a casa da minha bisavó e da minha avó... "Tristezas não pagam dívidas" era o lema da casa...

Por vezes, no meu entender, temos que ir retroceder para avançar em passo firme e nós, a minha geração que era apelidada de geração rasca, agora apelidada geração do ordenado dos 500 euros, tem que pensar que a vida não é só o que se tem no banco ou a parte material... mas principalmente os valores que nos foram transmitidos e que não podemos deixar que se percam no tempo, como uma gota da chuva em pleno oceano... O respeito pelo próximo e por nós próprios também tem que ser validado... Temos que mostrar o que valemos, não pelo que temos, mas por quem somos... e nós já ganhamos muitas batalhas, esta será apenas mais uma...

Viver feliz, acordar a sorrir e receber de braços abertos tudo o que a vida tem para nos dar, minimizar os problemas, optimizando a solução para eles, rentabilizando assim o tempo que achamos sempre que nos falta para fazermos aquilo que gostamos...

Não ficar velho, ficar sábio... Não ficar a remoer o passar mas antes ficar optimista perante o futuro e isso só se consegue mudando a nossa atitude no presente...

Mas isto sou eu, a dizer o que penso... felizmente estamos num estado livre... e a minha liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros...

5 comentários:

Ayaz disse...

De uma coisa podemos ter certeza...
De nada adianta querer apressar as coisas...
Tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto...inclusive como ser feliz...quando ser feliz...
Mas a natureza humana não é muito paciente...não é?
Temos pressa em tudo...
Aí acontecem os atropelos do destino...
Aquela situação que alguém provoca,
por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo...
Mas alguém poderia dizer:
- Mas qual é esse tempo certo?
- Bom...basta observar os sinais...

Geralmente quando alguma coisa está
para acontecer ou chegar na vida de alguém...
pequenas manifestações do quotidiano...
enviarão sinais indicando o caminho certo...
Pode ser a palavra de um amigo,
um texto lido, uma observação qualquer...
Mas com a certeza,de que o sincronismo se encarregará
de colocar no lugar certo, na hora certa,no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!
Basta tu acreditares...
Que nada acontece por acaso!
E talvez seja por isso
que tu estejas agora a ler estas linhas...
Tenta observar melhor o que está a tua volta...
Com certeza alguns desses sinais
já estão por perto...e tu nem deste conta ainda...
Lembre-ta que o universo,
sempre conspira a teu favor,
quando tu possuis um objectivo...
...claro e uma disponibilidade de crescimento...
Por isso ser feliz...não custa mesmo muito...ou quase nada...há apenas que ter paciência...

Cumprimentos...

P.S. Obrigado pelo comment...
Ayaz...O pai do Tahir...

Lulu.Oui.c'est.Moi disse...

Não há coincidências, é tudo uma conspiração do universo!
Felicidade é em parte ter amigos e os amigos não se colocam num banco, não se monopolizam, deixam-se livres para serem felizes connosco.
Mas isto sou só eu, onde a minha liberdade acaba.
Gestei de te voltar a ler :)

Pearson Airport Taxi disse...

like the title and have enjoyed reading your blog..

Pearson Airport Taxi

Toronto Airport Limo disse...

hi dear, get more and more success in your life

Toronto Airport Limo

E-Clinical disse...

i appreciate your writing skills these are superb and excellent

E-Clinical