quinta-feira, 17 de julho de 2008

Paradoxos...

Sempre me irritou o facto de raramente podermos comprar o que efectivamente pretendemos...
O espelho do pendura do meu carro está, se assim se pode dizer, um pouco frouxo ou com tensão a mais, basicamente não vira, ficando sempre apontado para o céu...
Ora, armados em mecânicos, eu e o Jorge desmontamos o espelho, verificamos a anomalia, que não podia ser reparada tendo em conta que existe uma peça partida e muita tensão num dos cabos que regula o movimento direita/esquerda deste...
Fui ao representante da marca, com o intuito de poder comprar a pequena peça e perceber onde é que ela entrava na história e qual foi a resposta do vendedor???? "Minha senhora, não pode adquirir só a peça. Tem que comprar o espelho todo."
Vou referir que o preço do espelho são uns módicos 75,25 euros sem iva... e eu que apenas queria uma peça de plástico que no máximo me custa 1 euro com iva.
Acho absurdo que nesta sociedade de consumismo não vendam aquilo que efectivamente precisamos, mas sim aquilo que precisamos incluído num kit que tem mais milhares de coisas que nos são totalmente despensáveis, mas que temos que levar para casa se queremos comprar o que realmente nos faz falta.
Pagamos mais, produzimos mais lixo e depois ainda dizem que o planeta azul está cada vez a ficar mais preto... pudera...
O problema não reside apenas aqui. Muitas vezes, para além do elevado custo que determinada coisa pode ter, por vir incluída no tal kit, ainda temos que comprar outro kit para adptar este kit comprado, no que estamos a arranjar... meus senhores isto é absurdo...
Porque não vendem apenas o que queremos, porque temos que ser obrigados a comprar o que não usamos ou não queremos. Já basta a publicidade enganosa, em que todos caímos pelo menos uma vez, já basta o preço efectivo das coisas, que aumentaram para o dobro com a entrada da moeda única na União Europeia, mas que deixou os ordenados na mesma...
Mais ainda, os vendedores tomam quase todas as pessoas por leigas... pensam que a pessoa não sabe o que vai comprar e tentam que a pessoa compre algo diferente, que na prática não lhe vai servir para nada e é muito mais caro, no entanto, segundo o vendedor, é muito melhor...
Aconteceu-me, por exemplo, quando estava a arranjar o autoclismo da minha casa e precisava da borracha que veda a entrada do tubo na sanita... Ora eu penso que quando se vai pedir uma borracha (ou anilha) com determinada dimensão, as pessoas deviam vender... mas não, enganam-se...
1º sou mulher, logo deduziram que eu não sabia o tipo de encaixe do tubo do autoclismo para a sanita
2º sou mulher, logo também não devia ter tirado as medidas certas
3º sou mulher, o que raio estava eu a tentar arranjar o autoclismo
Depois de meia hora, e não estou a brincar, de discussão por causa do encaixe do tubo na sanita, porque a minha borracha ficava dentro da sanita e não fora, como todas as sanitas recentes (não tenho a culpa de ter comprado uma casa com 28 anos!!!! ) lá me venderam a porcaria da anilha... mas ficaram desconfiados...
Se fosse na conversa deles, teria comprado a errada, custando-me o dobro do dinheiro...
Por isso é que eu acho que este mundo está todo trocado e é demasiado complicado... As pessoas seriam bem mais felizes se pudessem comprar apenas o que querem/precisam e não mais uma dezena de peças agregadas ou terem que gramar com o vendedor a dizer-lhe que aquilo que quer não é efectivamente aquilo que quer, mas uma outra coisa totalmente diferente...
Este é um dos paradoxos do mundo de hoje....

Sem comentários: